Até a revisão de 1994, os sistemas de qualidade ISO, eram intitulados “modelo para garantia da qualidade".
As empresas com o objetivo de evidenciar o modelo e obter certificação, desenvolviam sistemas de documentação muitas vezes extremamente burocráticos sem de fato estabelecer processos de gestão eficazes.
A partir da revisão de 2000, eliminou-se a necessidade de documentos de grande parte do sistema da qualidade, mantendo-se documentos de apenas alguns requisitos. Isto facilitou a manutenção do sistema devido a menor necessidade de documentos, passando a ser um sistema menos burocrático.
A mudança, propiciou o chamado “tirar do papel” e de fato implementar o sistema de gestão da qualidade, em condição de maior credibilidade no processo de certificação.
A revisão de 2015 trouxe algumas alterações significativas em relação a edição de 2008.
Na edição de 2008 foram 5 requisitos ou macroprocessos (cláusulas)tem-se:
Sistema da qualidade; responsabilidade da direção; gestão de recursos; realização do produto; medição, análise e melhorias.
Na edição de 2015 passa para 7 requisitos:
Contexto da organização; liderança; planejamento; suporte; operação; avaliação de desempenho; melhoria.
Nota-se que as alterações na edição 2015, trouxe diretriz para sistema de gestão da qualidade elevando para "estrutura de alto nível", ou seja, a organização que busque a certificação deve considerar o contexto interno e externo ao qual está inserido, aborda o conceito de risco e oportunidade e ênfase no planejamento.
A partir da edição 2015, o sistema de gestão da qualidade ISO 9001, passou a ser imprescindível nas organizações que buscam produtividade e sustentabilidade econômica, seja para certificação afim de demonstrar credibilidade aos clientes, ou apenas melhoria nos processos produtivos.
A NBR ISO 9001:2015 considera e facilita a integração com outras normas da ISO, especificamente a ISO 14001 que trata de gestão ambiental.
A estratégia de implemente o sistema de gestão da qualidade na sua empresa, é uma decisão que só tem a ganhar!
Princípios de gestão da ISO 9001:2015
Comentários