Provavelmente você já ouviu falar em planejamento estratégico, não é mesmo? Essa expressão pode até parecer um pouco intimidadora, mas acredite, é mais simples do que parece. O planejamento estratégico é uma ferramenta essencial para empresas que desejam alcançar resultados incríveis e se destacar no mercado.
Simplificadamente, o planejamento estratégico é um processo que envolve a definição de objetivos e metas, a análise do ambiente interno e externo da empresa, a identificação de oportunidades e ameaças, a definição de estratégias e a elaboração de ações para alcançar os objetivos propostos.
Estratégica - Alta Direção - Visão da Empresa, forte orientação externa, cenários econômico, social e político, preferência do consumidor, foco longo prazo, objetivos gerais, plano de negócio.
Tático - Gerência - Leva em consideração os objetivos gerais para o domínio de uma área específica da organização, é o desdobramento do plano estratégico.
Operacional - Se refere à procedimentos e ações específicas requeridos nos níveis de execução operacional da organização, é o desdobramento do plano tático.
Para elaborar o planejamento estratégico, convêm seguir as seguintes etapas:
1 - Definir o negócio;
2 - Analisar os ambientes;
3 - Analisar a concorrência;
4 - Objetivos e estratégias
5 - Documentação.
1 – DEFINIR O NEGÓCIO
Missão – é o que você faz.
Visão – é o que você espera alcançar. Aumentar as vendas? Expandir para novos mercados? Melhorar a eficiência operacional?
Valores – é tudo que fortalece o negócio.
Agora que você definiu o negócio, é hora do próximo passo, que é analisar os ambientes interno e externo.
2 – ANALISAR OS AMBIENTES
Microambiente ou ambiente interno – Olhe para dentro e avalie seus pontos fortes e fracos.
Ponto Forte - Quais são suas competências distintas? O que você faz melhor da concorrência? ( pessoal comprometido, clima organizacional favorável, localização etc).
Ponto Fraco – O que pode afetar negativamente? (baixa produtividade, recursos financeiro baixo, ambiente e instalações deficitária, cultura de resistência para mudanças, modelo de gestão ineficiente, etc.).
Macroambiente ou ambiente externo – olhe para fora e analise as oportunidades e ameaças presentes no mercado. Quais são as tendências? Quais são os desafios que você enfrenta? Essa análise ajudará a identificar as melhores estratégias a serem adotadas
Exemplo de oportunidade – linha de financiamento favorável, nova tecnologia disponível, mercado em crescimento, etc.
Ameaças – Insegurança jurídica, mudanças constantes na preferência de consumidor, concorrência, etc.
Metodologias de análises dos ambientes, é sugestivo a matriz de SWOT ou FOFA, ver quadro sugestivo:
Agora conhecendo o contexto em que a empresa estar inserida, é possível estabelecer ações eficazes, seja para captar oportunidades ou lidar com os riscos, seja para manter o que está bom, ou corrigir o que fraco.
Aplicação de outras ferramentas também auxilia no planejamento estratégico, dependendo do contexto e negócio da organização é possível a aplicação destas ferramentas na íntegra.
A matriz BCG (Boston Consulting Group) – relaciona a participação de um produto no mercado e a participação da empresa em relação e esse produto.
A ferramenta tem a finalidade de auxiliar os gestores a tomar decisões que dizem respeito a investimentos ou que se referem à necessidade de parar de produzir um produto, ver abaixo:
Exemplo de aplicação da ferramenta: Uma empresa hipotética, produz PCs, notebooks, smartphone e óculos 3D. A produção e comercialização de PCs está em baixa, para notebooks a empresa tem custo reduzidos, linha de produção estruturada, ainda consegue manter uma boa comercialização, mas a tendência de baixa nas vendas. Os smartphones são produzidos em larga escala e devido aos investimentos, os custo estão sendo reduzidos e crescimento nas vendas, quanto aos óculos 3D, não há domínio pleno nem escala de produção. Neste contexto, temos:
Os PCs representam os abacaxis (o que quer dizer crescimento baixo e participação baixa);
Os notebooks são representados pelas vacas leiteiras (baixo crescimento e participação alta);
Os smartphones representam as estrelas (alto crescimento e alta participação);
Os óculos 3D podem ser explicados como pontos de interrogação (alto crescimento e baixa participação).
A empresa também pode identificar os Fatores Críticos de Sucesso (FCS).
O FCS representa os fatores que pela ótica do cliente, são vitais para o êxito do negócio, ou seja, o que importa para o cliente.
Veja que o exemplo acima, a empresa pode estabelecer estratégias, ou seja, quais ações devem ser implementada. Vamos exemplificar: “produto dentro dos padrões de qualidade estabelecido pela legislação vigente”, a empresa pode implementar um Sistema de Gestão de Segurança do Alimento, ou Sistema de Gestão da Qualidade, essas seria boa estratégias para garantir o atendimento ao cliente.
3 – ANALISAR A CONCORRÊNCIA
Pontes fortes e fracos;
Portfólio de produtos;
Estratégia utilizadas;
Aspecto técnico, estrutura e comerciais;
Participação no mercado.
A metodologia para coleta de informação:
Pesquisas na internet;
Pesquisa em instituições do comércio;
Sondagem;
Outros.
Após definição do negócio, análise dos ambientes e concorrência, é possível estabelecer os objetivos macro da organização.
4 - OBJETIVOS x ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAL
Veja que a nível da organização, temos os objetivos gerais estabelecidos pela alta direção, nestes, à missão e visão da empresa são fundamentais.
A nível tático, temos os objetivos estabelecidos pela gerências, ou seja, são desdobramento dos objetivos gerais.
O nível operacional estar mais direcionado para procedimentos e tarefas.
5 – DECUMENTAÇÃO
Conclusão
Então, chegamos ao relatório conclusivo do nosso planejamento estratégico! Depois de muitas análises, projeções e discussões, finalmente temos em mãos um documento que representa todo o esforço e dedicação da equipe. Neste relatório, reunimos todas as informações relevantes sobre o cenário atual da empresa, identificamos oportunidades de crescimento e definimos metas e estratégias para alcançá-las. Aqui, apresentamos os resultados das pesquisas de mercado, as análises SWOT, BCG, FCS e as recomendações para o futuro. É um momento de celebração, pois concluímos uma etapa importante do nosso trabalho e agora temos um guia claro para orientar nossas ações. Estamos confiantes de que, com base nesse relatório, seremos capazes de tomar decisões mais embasadas e eficientes, visando o sucesso e o crescimento contínuo da empresa. Também temos base e informações para novo planejamento.
Comentarios