top of page
  • Foto do escritorCarlos Faustino

Implementando um SGSA

Atualizado: 17 de ago. de 2023

A ESCOLHA

Ter uma equipe competente em relação á implementação dos requisitos de segurança de alimentos é fundamental para estabelecer e implementar o SGSA de forma eficaz. Então contratar especialista para preparar o pessoal talvez seja o caminho ou decisão a ser tomada na busca em alcançar tal objetivo.

Na busca por este tipo de serviço, é comum encontrar ofertas que no primeiro momento parece ser vantajosa, e que promete entregar bons resultados. As vezes, a escolha deste especialista é norteada pelo nome o marca, esquecendo de considerar a cultura e as condições que a organização está inserida.

Então na hora de contratar, considere também as questões da cultura da organização , se quem vai prestar os serviços é capaz de entender as dificuldades, se é capaz de adequar seus métodos para implementar um SGSA. Outro fator importante é o custo no final do projeto.


DECIDINDO PELO PROJETO

Mesmo que a decisão seja de implementar apenas alguns requisitos de segurança de alimentos, ou seja, apenas os requisitos considerados operacionais, é necessário que a equipe que vai conduzir tenha a competência necessária. Lembrando que competência é a combinação de educação, treinamento e experiência.

Quando falamos de requisito operacional, falamos de: identificação de perigos à segurança de alimentos, avaliação da significância destes perigos com relação ao produto final e ao uso pretendido, a escolha das medidas de controle para reduzir ou eliminar os perigos, a categorização ou forma de gerenciamento destas medidas.

As medidas de controle mencionadas podem ser classificadas ou categorizadas em PCC e ou PPRO, (Ponto Crítico de Controle e ou Programa de Pré-requisito Operacional), estes pontos acima citados são básico para quem deseja produzir e distribuir produtos alimentícios seguros quanto a uso pretendido.

Para garantia da funcionalidade das medidas, é necessário desenvolver metodologia de monitoramento e medição das medidas de controles, assim como criar meios para realizar atividade de verificações periódicas, que serão as entradas para avaliação de desempenho do sistema. Outras requisitos se faz necessário para eficácia do sistema, mas deixamos para descrever em outro post.


IMPLEMENTANDO UM SISTEMA BÁSICO DE SEGURANÇA DE ALIMENTO

A tabela abaixo indica as etapas que provavelmente deve ser seguida para estabelecer e implementar ações básica para se ter produtos com o mínimo de segurança com relação aos perigos.




Luis Carlos Faustino é consultor em sistema de gestão de segurança de alimentos.





19 visualizações0 comentário
bottom of page